Açoriano Oriental
Cinco propostas na fase final de concurso para remover o 'Mestre Simão'

Cinco empresas chegaram à fase final do concurso público para a remoção do navio "Mestre Simão", que encalhou no início de janeiro no porto da Madalena do Pico, anunciou o capitão do porto da Horta.

Cinco propostas na fase final de concurso para remover o 'Mestre Simão'

Autor: Lusa/AO Online



"Nesta altura os consultores já analisaram todas as propostas e consideram que existem cinco que merecem ser apreciadas para uma decisão final. Ao longo da presente semana deverão prosseguir os trabalhos de consultadoria e análise das propostas com vista a decidir qual o proponente selecionado. Posteriormente deverão seguir-se os necessários contactos para estabelecer os termos comerciais ou contratuais entre as partes", indicou Rafael da Silva, em nota endereçada às redações.

No total, foram apresentadas 11 propostas para remover o navio que encalhou em águas açorianas, tendo chegado cinco à fase final.

O capitão do porto da Horta realçou que, "considerando as cinco propostas que continuam a ser avaliadas, pode adiantar-se que a duração dos trabalhos será entre 21 e 80 dias", podendo esta "estar sujeita a contratempos meteorológicos ou de mar".

O início das operações poderá dar-se entre o final do mês de março e o início do mês de abril, e as propostas apresentadas apontam basicamente para dois métodos possíveis de remoção do navio: o desmantelamento por corte no local, com ou sem apoio duma barcaça, sendo ainda equacionada a possibilidade do acesso por terra; ou a possibilidade de recorrer à remoção através de uma grua com base numa plataforma.

Na segunda-feira, o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, sustentou que o navio que será construído para substituir o "Mestre Simão" terá maior capacidade para viaturas, o que potenciará a economia da região.

"O trabalho que está a ser feito pretende (...) reforçar a capacidade sobretudo de transporte de viaturas. Está também em análise permitir o transporte de viaturas até cinco toneladas", vincou Vasco Cordeiro, sustentando a importância a nível de "trocas comerciais" nas ilhas do Triângulo de uma embarcação de maior porte.

O navio “Mestre Simão”, construído em 2013 nos "Astilleros Armon", em Espanha, tem 40 metros de comprimento e encalhou em 06 de janeiro no porto da Madalena, ilha do Pico, devido à forte ondulação que se fazia sentir na altura.

Todos os passageiros e tripulantes, num total de perto de 70 pessoas, saíram ilesos do acidente.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados